Marketing é comportamento. Fod@-se o algoritmo!!!

Marketing é comportamento fod@-se o algoritmo

O Fim dos Designers? Inteligência Artificial é o Futuro

Compartilhe esse artigo

O mundo está passando por uma grande mudança. A transformação digital é cada vez maior, e os designers precisam acompanhar essa mudança para se destacar no mercado. Mas como os designers podem se adaptar a esse cenário em mudança? Neste artigo, veremos algumas dicas para os designers se manterem relevantes, e como eles podem se preparar para os desafios do futuro.

 

A importância de se antecipar às mudanças do Mercado

 

A Inteligência Artificial no design fornece a criação de conteúdos de forma acelerada e com custo menor. Esta tecnologia permite a automação de processos que antes exigiam mais tempo e esforço humano. Embora possa parecer que a Inteligência Artificial no design pode ter um impacto negativo na profissão, na verdade ela está facilitando a vida de muitos criadores de conteúdo. Devido à automatização de tarefas em tudo, desde a geração de conteúdo até o trabalho editorial, os designers podem se concentrar em outras etapas do processo criativo, como estabelecer sua marca ou construir relacionamentos com clientes. Logo, é seguro afirmar que Inteligência Artificial no design não vai acabar com a profissão, mas sim será uma grande aliada para a produtividade.

A evolução dessas ferramentas já é uma realidade e já está disponível não apenas aos profissionais mas também para os curiosos e entusiastas. Você pode brincar de criar imagens usando apenas palavras ou frases no Canva, Art Jasper ou criar sua paleta de cores personalizada no Khroma.

É importante que os profissionais do design se antecipem às mudanças do mercado, para se adequarem à nova realidade com maior facilidade e sem perder oportunidades para sua carreira. O avanço da Inteligência Artificial no design pode trazer muita produtividade e criatividade ao setor, mas não deve ser visto como o fim dos ilustradores ou designers. Tirem proveito dessa nova tecnologia para ampliar seus horizontes de forma inteligente.

O Futuro da IA e os Impactos para os Designers

 

A Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais presente nos processos de design, desde a geração de protótipos ao desenvolvimento de interfaces. A sua capacidade de processar enormes volumes de dados e de gerar resultados a partir deles elimina os erros e reduz o tempo de desenvolvimento. O uso da Inteligência Artificial nos processos de design contribui para maior automação do processo, permitindo aos designers criarem soluções mais inovadoras e adaptadas às necessidades e desejos dos usuários. Não se engane no fim tudo é baseado no comportamento do seu cliente, ou do cliente do seu cliente.

Um exemplo desses avanços foi a iniciativa de um coletivo de instituições criou um software que fornece diversas possibilidades para criar várias versões de um caractere, como definir as variáveis óticas (como subtipo e condensação), padrões geométricos (como tamanho dos contornos, proporções e ângulo das bordas) e certos aspectos do design (como variações da encaixe e/ou cursiva). Ao usar as inferências computacionais, o tipógrafo pode produzir diversas versões do mesmo caractere em diferentes tamanhos, estilos e contextos, economizando tempo e mantendo uma consistência ótica para o seu trabalho.

A Netflix já trabalha há algum tempo com IA para criação das capas dos filmes e séries. O algorítimo faz uma leitura do comportamento de acessos nas capas divulgadas na plataforma e já cria de forma automática as melhores capas pros novos filmes com imagens retiradas das próprias produções. A empresa, também, sempre utilizou a estratégia de testes AB para entender oque performa melhor na plataforma.

Os designers precisam se preparar para usar a Inteligência Artificial da maneira certa, trabalhando em conjunto com ela para criar soluções que sejam mais personalizadas. Com a IA os profissionais podem criar soluções de design cada vez mais inovadoras e expandir o escopo das suas habilidades para novos territórios. É claro que o uso da Inteligência Artificial no design não carrega ao fim da profissão.

Não é o FIM

 

Para concluir, os designers do futuro precisam estar preparados para a mudança. É importante que eles tenham compreensão do mercado e dos recursos à sua disposição, para que possam se adaptar rapidamente às mudanças, que é inevitável e irreversível. Com flexibilidade e habilidade, os designers terão sucesso no futuro cenário digital.

Inscreva-se para receber novos artigos

Veja outros artigos

Ja conferiu nossos cursos?

É so clicar e aproveitar!