Marketing é comportamento. Fod@-se o algoritmo!!!

Marketing é comportamento fod@-se o algoritmo

Obesidade de informação

Compartilhe esse artigo

A era da obesidade de informações

Some duas medidas de todo conteúdo de Marketing Digital que você recebe de especialistas no Instagram, acrescente quatro cabeças de Fórmulas de Crescimento de redes sociais, adicione o tempero de técnicas de engajamento de comunidades e uma pitada de três segundos no início do seu vídeo. Pronto!!! Tudo pronto e quase nada resolvido…

Ser um Especialista ou um Generalista, qual é a melhor opção?

Essa é uma pergunta que parece briga de escola: metade vai colocar pilha pra um dos lados e a outra metade não se envolve pra não correr o risco de ir pra coordenação. A resposta não é tão simples, principalmente se fizermos um recorte das gerações atuais vivendo em um mundo digital que é atropelado diariamente por informações vindas de todos os lados. Existe um paradoxo constante na cabeça das pessoas: os especialistas dizem para você nichar temas e públicos, mas ao mesmo tempo falam que é fundamental, para o desenvolvimento da sua carreira ou da empresa, que você se atualize e entenda de tudo para não perder parte dos processos ou ficar pra trás. 

Vivemos a era da obesidade de informações e, com isso, muitas vezes vem a frustração e o vazio de não ter absorvido de forma completa o conteúdo que consumimos. Quando se trata de fórmulas de infoprodutos então, nem se fala! A taxa de pessoas que consegue aplicar uma “fórmula mágica” de processos para alcançar aquela promessa de entrega tão desejada é muito baixa. E não estou aqui falando mal dos infoprodutos ou os subestimando… seria muita cara de pau minha, já que lancei um recentemente. Vejo dois problemas nisso tudo: o primeiro é que as pessoas focam a solução de seus problemas a curto prazo, e essas “fórmulas”, geralmente, possuem 8.578 etapas a serem realizadas. Ou seja, não é tão rápido assim…; o segundo é que tem gente muito competente no mercado, mas também tem muita gente que não é tão boa assim, oferecendo promessas milagrosas que acabam ganhando as pessoas pelo sentimento de urgência e não da necessidade.

PARA DE FAZER PIT DE VENDAS DO SEU CURSO DAN… VAI DIRETO AO PONTO!!!

É mais ou menos assim… a especialização é a cereja no topo do bolo – a gente mergulha num determinado tema/assunto e vira aquele detalhe único que faz o bolo ter um diferencial mais chamativo e atrativo (várias pessoas vão disputar aquela cereja…, mas só tem uma!!!). Já a generalização, é tipo ser o Batman, preparado para lidar com qualquer parada. O Batman não é só um cara que luta, ele tem o Batmóvel, o Bat-sinal, aquele cinto com bugigangas… é uma mistura de ninja e engenheiro!

Sem enrolação… se liga!!!

Especialização: A luz no fim do túnel

Impulsionado, em grande parte, pelos rápidos avanços tecnológicos, temos visto um aumento acentuado na especialização por parte dos profissionais de diversas áreas, já que alcançamos muito mais pessoas atualmente pelo uso da internet. Nichar passou a ser atrativo, pois a segmentação de público e alcance já te oferece um público bastante extenso para trabalhar. Essa galera que procura se especializar enfrenta, como principais desafios, a missão de entender se o seu conteúdo tem aderência ao mercado e qual é o tamanho desse mercado que pode ser explorado. 

A estrada do especialista é como um túnel: a visão é estreita, mas é também bastante funda. O mercado é, geralmente, muito extenso e você pode explorar bastante seu conteúdo, mas, em algum momento, o túnel vai acabar e você vai ter que fazer um desvio e procurar outro túnel para entrar, mesmo que ele seja da mesma estrada. Ficou confuso?!? Visualize a imagem na sua cabeça que você vai ver a luz lá no fim do túnel. rsrs

Fica comigo e vamos trabalhar um pouco mais a imaginação para ilustrar melhor o que é ser um especialista. Você está em um restaurante e começa a conversar com o sommelier sobre os vinhos da casa. Aquele cara é como uma enciclopédia de uvas, safras, regiões, harmonização e todo o charme do mundo vinícola. Mas, ele pode ser também apenas um vendedor te empurrando o vinho que está encalhado na adega do restaurante. Sacou?!?

“A verdade é que precisamos de mais especialistas em generalidades”,

Dan Rocha.

Generalização: Adaptando-se mais que um Camaleão 

Vou dar um exemplo da minha área: o Marketing (foi pra isso que eu vim aqui, falar do que eu gosto e estudo). Um generalista entende várias disciplinas do marketing, desde a criação de conteúdo e otimização de mecanismo de busca (SEO) até o gerenciamento de mídia social e análise de dados. Esse conhecimento de várias áreas permite que o generalista veja o quadro geral e também entenda como diferentes elementos de uma estratégia de marketing podem trabalhar juntos para atingir um objetivo comum (agora pareceu vantagem, né?). 

Esse cara, ao contrário do especialista, aproveita o conhecimento geral que possui e se comunica de forma super eficaz com os todos os especialistas. Isso garante que as diferentes áreas de especialização se combinem como um relógio, onde cada engrenagem tem a sua função específica para contribuir no resultado final. É tipo ser o MacGyver do marketing, pronto para resolver qualquer parada com um clipe de papel e um chiclete. Ampliar seu repertório vai, inclusive, te direcionar melhor em que área você pode se especializar mais. Você ganha uma visão mais ampla do cenário e explode a bolha que, muitas vezes, a sua rotina cria à sua volta.

O Molho Secreto

Agora a gente tá falando daquele momento mágico quando você junta chocolate com morango (eu não curto não, mas dizem que é perfeito… então mistura aí que vai dar bom!). O molho secreto está em misturar profundidade e amplitude. Uma equipe pra chamar de sua é uma mistura incrível de especialistas e generalistas. É como uma banda, onde cada músico toca seu instrumento de forma genial, mas a mágica acontece quando eles tocam juntos, ecoando uma agradável melodia.

Precisamos compreender as habilidades únicas que cada um traz consigo. Uma equipe verdadeiramente completa tira vantagem do profundo conhecimento dos especialistas e da flexibilidade dos generalistas para brilhar em um ambiente em constante transformação. 

Não é sobre ter uma carta na manga ou as melhores cartas; é sobre saber usar da melhor forma as que você tem na mão e assim vencer o jogo.

Inscreva-se para receber novos artigos

Veja outros artigos

Ja conferiu nossos cursos?

É so clicar e aproveitar!